Pular para o conteúdo principal

Construção de nova ponte sobre o Guaíba avança dentro do prazo: 2017.

Cronograma está sendo seguido à risca, de acordo com o Dnit, mas ainda é necessária a remoção de 998 famílias. Se nada atrapalhar, obra deve ser inaugurada em setembro de 2017.

Construção de nova ponte sobre o Guaíba avança dentro do prazo Bruno Alencastro/Agencia RBS
Pilares da nova travessia do Guaíba começam a surgir na paisagem de Porto AlegreFoto: Bruno Alencastro / Agencia RBS


O início da construção dos pilares que irão sustentar a nova ponte que liga a região sul do Estado à Capital marcam a paisagem do Guaíba. O consórcio responsável pela obra, formado pelas empresas Queiroz Galvão e EGT Engenharia, trabalha na colocação de estacas — duas dentro da água e uma na beira da orla — e na concretagem e preparação da base do primeiro bloco.
Distante um quilômetro da estrutura mais antiga, a futura ponte deverá estar concluída até setembro de 2017. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), até o momento, o cronograma da obra está sendo seguido à risca.
Orçada em R$ 649,62 milhões e prometida há mais de quatro anos pela presidente Dilma Rousseff, a nova estrutura não vai contar com vão móvel. Com 40 metros, terá cerca de três vezes a altura da atual, que tem 12 metros de altura livre (distância entre o nível d'água e a parte inferior do vão móvel). Quando içada, a estrutura chega ao máximo de 35 metros.
Ao longo da construção da futura ponte está previsto o reassentamento de 998 famílias e mais 33 pontos de comércio e instituições, que estão no traçado da obra ou em área de preservação ambiental. As unidades habitacionais serão construídas por meio do programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida.
Intenção é contar com ações conciliatórias
Atualmente, o Dnit está desenvolvendo o projeto da infraestrutura — esgotamento sanitário, arruamento e calçamento — das áreas onde serão construídas as moradias. A expectativa do órgão é que as primeiras famílias sejam realocadas para as novas moradias entre o final deste ano e o início de 2016.
Outra situação que pode causar atraso envolve desapropriações. Nesse caso, os proprietários serão indenizados pelo governo federal. Os imóveis estão sendo identificados e avaliados para futuras medidas. A ideia é realizar ações conciliatórias de desapropriações na Justiça Federal, nos mesmos moldes do realizado com os moradores próximos à BR-448. Até lá, o consórcio responsável pela construção seguirá trabalhando dentro da água, sem comprometimento ao cronograma da obra.
Mais alta e mais larga
Orçada em R$ 649,62 milhões e prometida há mais de quatro anos pela presidente Dilma Rousseff, a nova estrutura não vai contar com vão móvel. Como é cerca de três vezes mais alta que a estrutura atual, as embarcações poderão passar sob a ponte sem a necessidade de interromper o trânsito. Atualmente, o içamento ocorre, quando necessário, em horários pré-definidos.
Ponte atual
Extensão: 2,8 quilômetros, incluindo alças de acesso (1,3 quilômetro sobre a água)
Fluxo de veículos: 48 mil/dia
Altura máxima: 35 metros (no vão móvel)
Pistas: duas
Inauguração: dezembro de 1958

Ponte nova
Extensão: 7,3 quilômetros, incluindo acessos e elevadas (2,9 quilômetros sobre a água)
Fluxo de veículos: 50 mil/dia
Altura máxima: 40 metros (não tem vão móvel)
Pistas: três
Inauguração: prevista para setembro de 2017

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça determina que vereadores apaguem post sobre existência de agrotóxico em arroz do MST

Justiça determina que vereadores apaguem post sobre existência de agrotóxico em arroz do MST Laboratório de Análise de Resíduos de Pesticidas da UFSM contradiz notícia divulgada pelos vereadores Ramiro Rosário e Silvio de Almeida  Créditos Sul21 Juíza declarou que notícia compartilhada pelos vereadores "maculam a honra e imagem" das cooperativas produtoras do arroz orgânico. Foto: Luiza Castro O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul determinou, em caráter liminar, que os vereadores Ramiro Rosário (PSDB), de Porto Alegre, e Silvio Roberto Flores de Almeida (PP), de Nova Santa Rita, retirem de suas redes sociais — Twitter, Instagram e Facebook — as postagens sobre a existência de agrotóxicos no arroz orgânico produzido pela Cooperativa Agropecuária Nova Santa Rita e a Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre, ambas ligadas ao MST. Leia mais: MST denuncia ‘fake news’ sobre suposta contaminação de arroz agroecológico A decisão, proferida nesta quinta-

Piranhas pescadas em Porto Alegre causam alerta de desequilíbrio ambiental e acidentes

  Piranhas pescadas em Porto Alegre causam alerta de desequilíbrio ambiental e acidentes Conhecida por ser um predador voraz, espécie palometas chegou à Capital vinda da Bacia do Rio Uruguai Especialistas dizem que peixe precisa ser monitorado e há o temor de que as piranhas cheguem na lagoas do Litoral Norte. Foto: Arquivo CREA-RS Piranhas da espécie palometas têm sido pescadas às margens do Guaíba, em Porto Alegre. A presença na Capital do peixe carnívoro, originário da Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai, é um fenômeno, de certa forma, esperado. Isso porque, nos últimos anos, as palometas têm conseguido sair do Rio Uruguai e se espalhar por outras bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul. A chegada das palometas em Porto Alegre tem sido possível devido à transposição e às conexões da Bacia do Rio Uruguai com a Bacia do Rio Jacuí, que se conecta com a Bacia do Guaíba. A presença do peixe em Porto Alegre significa uma ruptura nos divisores de água entre as duas bacias hidrográficas. Um

Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto - créditos Brasil 247

  Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto Familiares de Ranani Glazer confirmaram a morte dele, natural de Porto Alegre (RS) Leia mais »