Pular para o conteúdo principal

Ministro da Educação diz que não há recursos para ajudar o RS a pagar o piso do magistério

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou na manhã desta quinta-feira (23) que o governo federal não tem como auxiliar o governo gaúcho a cumprir com a lei do piso do magistério - que determina um salário básico de R$ 1.917 aos professores. O secretário Estadual da Educação, Vieira da Cunha (PDT-RS), esteve em Brasília para pedir apoio do MEC para cumprir a lei, já que sem apoio federal o Estado não teria condições de cumprir a lei.
"Nós estamos criando comissões para discutir a questão do piso e como implementá-lo. Agora, no presente momento, eu não teria condições de comprometer recursos federais no atendimento ao pleito de um Estado determinado", disse Janine Ribeiro ao ser questionado pela reportagem da Gaúcha durante entrevista a emissoras de rádio.
Na coletiva, o ministro afirmou que o governo federal passa por um momento de ajuste nas finanças e que o Ministério da Educação também precisa fazer cortes. "Nós compreendemos que o Rio Grande do Sul esteja passando por dificuldades, mas a União, neste momento, não tem como prometer auxílio para um Estado em especial", disse.
Embora não preveja recursos federais para o cumprimento da lei do piso, o ministro disse ser fundamental garantir melhorias salariais aos professores. Ele defendeu a meta 17 do Plano Nacional de Educação, que prevê a equiparação dos salários dos educadores aos profissionais de mesma escolaridade até 2020, mas reforçou que essa mudança não será feita de um dia para outro, mas ao longo dos próximos anos.
No final de março, o secretário Vieira da Cunha já havia criticado a falta de apoio federal para o cumprimento da lei do piso. Ele disse que a legislação prevê complementação de recursos, mas que a norma não beneficia o Rio Grande do Sul. Um projeto para garantir apoio federal está em tramitação no Congresso Nacional.
O governo gaúcho diz que não tem como cumprir com o pagamento mínimo aos professores devido à crise nas finanças. A estimativa da Secretaria da Educação é de seriam necessários R$ 3 bilhões somente em 2015 para pagar o piso.
Ainda sobre o Plano Nacional de Educação, Janine Ribeiro frisou durante o programa que o principal desafio agora é garantir a aprovação dos planos estaduais e municiais. Segundo ele, apenas três estados aprovaram as metas para os próximos dez anos - Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Maranhão. No Rio Grande do Sul, o plano tramita na Assembleia Legislativa. O prazo para aprovação da lei vai até o fim de junho.
Fies
Durante a entrevista, o ministro falou ainda sobre os problemas enfrentados pelos estudantes para fazer a adesão ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições terminam no dia 30 de abril, mas muitas pessoas relatam dificuldades para conseguir renovar contratos ou solicitar pela primeira vez o financiamento dos cursos superiores.

O titular do MEC defendeu as mudanças nas regras do programa - como a exigência de nota mínima no Enem - e disse que é preciso garantir qualidade mínima do ensino. Ele também afirmou que o MEC planeja a integração do Fies com o Sisu - que oferece vagas em universidades públicas - e com o Prouni - que garante bolsas em universidades privadas - em uma única plataforma do governo federal. Assim, o estudante fará o Enem e poderá concorrer a todos os programas do governo, sem precisar fazer inscrições separadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça determina que vereadores apaguem post sobre existência de agrotóxico em arroz do MST

Justiça determina que vereadores apaguem post sobre existência de agrotóxico em arroz do MST Laboratório de Análise de Resíduos de Pesticidas da UFSM contradiz notícia divulgada pelos vereadores Ramiro Rosário e Silvio de Almeida  Créditos Sul21 Juíza declarou que notícia compartilhada pelos vereadores "maculam a honra e imagem" das cooperativas produtoras do arroz orgânico. Foto: Luiza Castro O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul determinou, em caráter liminar, que os vereadores Ramiro Rosário (PSDB), de Porto Alegre, e Silvio Roberto Flores de Almeida (PP), de Nova Santa Rita, retirem de suas redes sociais — Twitter, Instagram e Facebook — as postagens sobre a existência de agrotóxicos no arroz orgânico produzido pela Cooperativa Agropecuária Nova Santa Rita e a Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre, ambas ligadas ao MST. Leia mais: MST denuncia ‘fake news’ sobre suposta contaminação de arroz agroecológico A decisão, proferida nesta quinta-

Piranhas pescadas em Porto Alegre causam alerta de desequilíbrio ambiental e acidentes

  Piranhas pescadas em Porto Alegre causam alerta de desequilíbrio ambiental e acidentes Conhecida por ser um predador voraz, espécie palometas chegou à Capital vinda da Bacia do Rio Uruguai Especialistas dizem que peixe precisa ser monitorado e há o temor de que as piranhas cheguem na lagoas do Litoral Norte. Foto: Arquivo CREA-RS Piranhas da espécie palometas têm sido pescadas às margens do Guaíba, em Porto Alegre. A presença na Capital do peixe carnívoro, originário da Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai, é um fenômeno, de certa forma, esperado. Isso porque, nos últimos anos, as palometas têm conseguido sair do Rio Uruguai e se espalhar por outras bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul. A chegada das palometas em Porto Alegre tem sido possível devido à transposição e às conexões da Bacia do Rio Uruguai com a Bacia do Rio Jacuí, que se conecta com a Bacia do Guaíba. A presença do peixe em Porto Alegre significa uma ruptura nos divisores de água entre as duas bacias hidrográficas. Um

Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto - créditos Brasil 247

  Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto Familiares de Ranani Glazer confirmaram a morte dele, natural de Porto Alegre (RS) Leia mais »