Pular para o conteúdo principal

Montadora chinesa de caminhões começa a operar em 2016 em Guaíba


O Rio Grande do Sul terá a primeira montadora de caminhões da marca chinesa Foton na América Latina. Com investimento de R$ 250 milhões, a unidade já está sendo construída em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, para iniciar as operações no primeiro semestre de 2016. O cronograma do projeto foi apresentado ao governador José Ivo Sartori nesta quinta-feira (22), no Palácio Piratini, pela diretoria da Foton no Brasil, liderada pelo presidente Luiz Carlos Mendonça de Barros. 

Segundo o governador, com a implantação da fábrica, crescerá a participação do Estado na produção nacional de caminhões. Também ficará fortalecida toda a cadeia gaúcha de produção automotiva, que já abrange tanto a Serra como a Região Metropolitana. "O Estado é parceiro, e estamos abertos aos novos investimentos, uma vez que a Foton apresentou o Rio Grande do Sul para o mercado chinês", afirmou.


Questões como licenças ambientais e aporte de recursos "estão superadas", conforme frisou Sartori. A Foton Brasil já recebeu renovação no Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto) e o status do licenciamento ambiental (LP/LI/LO). Também acompanharam a exposição do cronograma o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, e a primeira-dama do Estado, Maria Helena Sartori. 

De acordo com Mendonça de Barros, a montadora terá capacidade de produção de 21.150 caminhões por ano. "No primeiro momento, serão caminhões leves", explicou. "Avançamos a passos largos na construção da fábrica em Guaíba. O Estado é nosso parceiro estratégico, e o governador Sartori confirmou a disposição de receber o investimento." 


A área de instalação da unidade foi cedida pelo Estado. O empreendimento conta com apoio financeiro do Banrisul, através de repasse do BNDES, e gerou, nesta etapa de obras, 300 empregos diretos e mil indiretos. 


Texto: Anamaria Bessil - Palácio Piratini 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Justiça determina que vereadores apaguem post sobre existência de agrotóxico em arroz do MST

Justiça determina que vereadores apaguem post sobre existência de agrotóxico em arroz do MST Laboratório de Análise de Resíduos de Pesticidas da UFSM contradiz notícia divulgada pelos vereadores Ramiro Rosário e Silvio de Almeida  Créditos Sul21 Juíza declarou que notícia compartilhada pelos vereadores "maculam a honra e imagem" das cooperativas produtoras do arroz orgânico. Foto: Luiza Castro O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul determinou, em caráter liminar, que os vereadores Ramiro Rosário (PSDB), de Porto Alegre, e Silvio Roberto Flores de Almeida (PP), de Nova Santa Rita, retirem de suas redes sociais — Twitter, Instagram e Facebook — as postagens sobre a existência de agrotóxicos no arroz orgânico produzido pela Cooperativa Agropecuária Nova Santa Rita e a Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre, ambas ligadas ao MST. Leia mais: MST denuncia ‘fake news’ sobre suposta contaminação de arroz agroecológico A decisão, proferida nesta quinta-

Piranhas pescadas em Porto Alegre causam alerta de desequilíbrio ambiental e acidentes

  Piranhas pescadas em Porto Alegre causam alerta de desequilíbrio ambiental e acidentes Conhecida por ser um predador voraz, espécie palometas chegou à Capital vinda da Bacia do Rio Uruguai Especialistas dizem que peixe precisa ser monitorado e há o temor de que as piranhas cheguem na lagoas do Litoral Norte. Foto: Arquivo CREA-RS Piranhas da espécie palometas têm sido pescadas às margens do Guaíba, em Porto Alegre. A presença na Capital do peixe carnívoro, originário da Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai, é um fenômeno, de certa forma, esperado. Isso porque, nos últimos anos, as palometas têm conseguido sair do Rio Uruguai e se espalhar por outras bacias hidrográficas do Rio Grande do Sul. A chegada das palometas em Porto Alegre tem sido possível devido à transposição e às conexões da Bacia do Rio Uruguai com a Bacia do Rio Jacuí, que se conecta com a Bacia do Guaíba. A presença do peixe em Porto Alegre significa uma ruptura nos divisores de água entre as duas bacias hidrográficas. Um

Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto - créditos Brasil 247

  Brasileiro que desapareceu em Israel é encontrado morto Familiares de Ranani Glazer confirmaram a morte dele, natural de Porto Alegre (RS) Leia mais »